O operador imobiliário Nicolás de Módena alertou que o tráfego na península fez o valor dos imóveis nessa área cair.

O câmbio tem sido o tema de conversa entre empresários ligados ao setor turístico ao longo desta temporada. O baixo preço do dólar preocupa turistas e residentes, e há o temor de que o que parecia a princípio uma temporada promissora, na prática não seja.

“O dólar preocupa todo mundo, né? Porque tivemos uma queda de mais de 11%. Se somarmos a inflação, que sempre está nos parâmetros normais, isso faz com que os valores de aluguel tenham que se ajustar, né? Vemos, principalmente, muitas reclamações de proprietários quando vão pagar a contribuição ou os impostos, porque têm que trocar os dólares, já que as rendas da temporada são em dólar”, disse hoje o operador imobiliário Nicolás de Módena em entrevista ao programa Primera Página da Revista da FM GENTE.

De Módena comentou que muitos argentinos de classe média vieram a Punta del Este este ano, diferente do que aconteceu no ano passado. “Isso fez com que muitos proprietários, em vez de subir 10 ou 20%, quisessem pedir tarifas mais altas e, bom, alguns tiveram que baixar os preços no último momento para poder alugar, e para alguns os imóveis ficaram vazios também”, acrescentou.

Em outro ponto, De Módena falou sobre os problemas de trânsito em Punta del Este. “Ano após ano a península fica mais complicada, isso está fazendo com que os imóveis na península diminuam de valor por si só, porque cada vez menos pessoas querem estar lá por causa do trânsito. E não nos esqueçamos de que os apartamentos geralmente são vendidos com garagem, mas por família geralmente viajam dois ou três carros, então é um problema grave. Assim, muitas pessoas da península têm que estacionar os carros a partir da Parada 1 da praia Brava”, afirmou.

De Módena também disse que manteve reuniões políticas com o senador colorado Andrés Ojeda. Segundo ele, o secretário-geral do Partido Colorado tem encontros com dirigentes locais para levar informações sobre o departamento.

Fuente: Quejas de propietarios de apartamentos de Punta del Este por contribución y valor del dólar